Cuidados que você precisa ter com procedimentos estéticos - Quatro Estações | Amor, Autoconhecimento e Estilo de vida

Cuidados que você precisa ter com procedimentos estéticos

28 agosto 2017comente

Conheça alguns cuidados que você precisa ter com procedimentos estéticos e fuja de lugares que não possuem autorização para realizar esses procedimentos



A Anvisa registrou muitas reclamações relacionadas a procedimentos estéticos em 2016. A maior parte são denúncias de salões de beleza e clínicas de estética, sobre procedimentos como uso de formol, micropigmentação, reutilização de cera de depilação e até falta de esterilização de equipamentos.



Muitos dos casos ocorrem pelo fato de que os lugares que oferecem esses tipos de serviços, não terem autorizações para atuarem. E se você se preocupa com a sua aparência e busca por procedimentos estéticos, deve ficar atenta e considerar outros fatores, além do menor preço.


Quais cuidados a serem tomados ao realizar um tratamento estético?

Analise sempre:

- Certifique-se da estrutura e higiene adotada no local, bem como se os produtos são esterilizados.

- Verifique se a clínica possui autorização para a realização dos procedimentos.

- Analise se o procedimento que o local está indicando para você realizar é ou não aprovado pela Anvisa.

- Pesquise os resultados e contraindicações do tratamento que irá fazer.

- Informe-se sobre a formação do profissional que vai realizar o procedimento.

- Não faça o procedimento se não houver uma avaliação prévia sobre as suas condições de saúde. Isso mostrará se ele é ou não adequado a você e quantas sessões são ideais para que o resultado seja atingido.

- Peça informações detalhadas sobre o procedimento, como riscos, limitações e contraindicações, bem como todos os detalhes que incluem aparelhos, sessões e produtos utilizados. Aproveite e veja se na lista, contém algum produto de tratamento estético que está suspenso pela Anvisa.

Lembre-se de que essas informações são importantes para a sua segurança e saúde.


Os planos de saúde devem realizar procedimentos estéticos?


Os planos de saúde não são obrigados a oferecer a cobertura para alguns procedimentos estéticos, ou seja, com objetivo de melhorar a aparência. Porém, existem situações que o paciente pode contar com o plano, como é o caso da reconstrução do seio e retirada de excesso de pele após a cirurgia bariátrica, onde as cirurgias plásticas corretivas nos planos de saúde são autorizadas.

Além disso, a drenagem linfática, dependendo do motivo, e o tratamento de varizes. É sempre importante se informar com a operadora do plano de saúde.


Cuidado ao fazer depilação a laser


A depilação a laser tem sido uma escolha crescente entre homens e mulheres, devido ao processo ser indolor. Porém, seu mau uso pode provocar consequências graves, como queimaduras, manchas e cicatrizes, além de outros, se realizado por pessoas não autorizadas.

Embora seja um procedimento seguro, o laser não é inofensivo, ou seja, ele vai muito além de apenas uma luz. Por isso, é fundamental que você busque um profissional especializado e fique atento com as clínicas de estética que podem oferecer um técnico ou enfermeiro para realizar o procedimento e não um médico.

Fora que algumas clínicas também não fazem a manutenção dos equipamentos utilizados nos procedimentos estéticos. Além de poder não oferecer um bom resultado, um aparelho desregulado ainda pode causar queimaduras.

O importante é considerar todos os cuidados citados acima ao realizar um procedimento estético. Lembre-se de que nem sempre o mais barato, bem como nem o mais caro, são os melhores.



Guest post por Andreia Silveira


VAMOS INTERAGIR? 
PARTICIPE DEIXANDO SEU COMENTÁRIO. 

 Deixe sua opinião, compartilhe sua experiência, faça perguntas ou sugestões. 
 A sua participação é muito importante!!!