Mudar link do blog ou site ... péssimo negócio!!! - Quatro Estações

Mudar link do blog ou site ... péssimo negócio!!!

10 abril 2015comente

Saiba o porquê de ser um péssimo negócio mudar o endereço eletrônico do seu site na internet




Se você já pensou em mudar o link do seu blog, não tenha dúvidas de que pode ser um péssimo negócio. Veja bem, tem casos e tem casos. Neste post aqui, vamos responder algumas perguntas que mais recebo e solucionar várias dúvidas de vocês, blogueiros.

Mudar o link do blog não é o mesmo que redirecionar para um domínio próprio, por exemplo. Já vou explicar:

Tenho o link do meu blog como "www.meublog.blogspot.com.br" e quero um domínio próprio (para tirar o blogspot do link), o que fazer?


No caso do blogspot, uma das plataformas mais usadas, você pode comprar um domínio próprio (no uol host, por exemplo), ou seja, ter um endereço eletrônico personalizado com o nome do seu blog + .com/ .com.br/ .net/ .org/ ou .blog.br (como é o meu aqui www.quatroestacoes.blog.br). Isso não vai mudar o endereço original do seu blog, só vai fazer um redirecionamento (pode usar este tutorial se quiser aprender como fazer).

Quando alguém digitar seu o endereço do seu blog com o blogspot.com no final, ele vai aparecer com o link do seu domínio próprio após você ter configurado o redirecionamento. O mesmo vale para os sites de pesquisa como o Google. Se seu blog aparecer com o endereço no topo das pesquisas e alguém clicar, ainda assim seu blog será encontrado sem erros.

Mas veja bem: ter um domínio próprio para o blog é uma coisa ótima que com certeza acarreta em deixar o blog mais profissional, ser mais confiável e ter mais visitas. Você só não poderá, depois de fazer o redirecionamento, ficar comprando vários domínios e trocando de tempos em tempos, e isso sim, é péssimo. Por isso, pense bem o nome na hora de você comprar um domínio próprio e reconfigurar o redirecionamento.

Se eu mudar o link do blog, o que vai acontecer?


Várias coisas ruins, pode ter certeza. Tudo está indo as mil maravilhas no seu blog, as pessoas visitam, interagem, ele aparece nas pesquisas do google gerando cada vez mais visitas e aumentando consideravelmente o tráfego para seu blog. Mas ai, você tem a ideia de por um domínio novo no blog. Vai lá, compra outro domínio e reconfigura o redirecionamento novamente. O que aconteceu? Você percebeu alguma coisa de ruim com isso?

Sim, ninguém mais acha o seu blog. Suas visitas caem para um, pois apenas você visita seu próprio blog. O antigo endereço simplesmente fica perdido pela internet e as pessoas não encontram mais seu blog.

Por que isso acontece? Depois de um tempo com o seu domínio próprio, o google e os outros sites já indexaram ele na internet. Quando você muda o link (as vezes só pra mudar o nome do blog mesmo) o google demora 30 dias pra indexar um novo site. É, você perde as visitas porque um site novo surgiu, mesmo que seja o seu bloguinho antigo, ele vai aparecer como novo só por conta do domínio novo. Você perde visitas, cai o tráfego e suas amigas e leitores não acham mais seu blog, só porque você decidiu mudar o link. E ai, o que você levou um tempão divulgando pra se tornar conhecida, não valeu em nada seu esforço, só por causa desse detalhinho.

E o mais prejudicial: perder cliques do adsense e não ganhar mais dinheiro com o blog.

Ah, e mais um exemplo aqui: se você tem o blog com o final blogspot.com.br também acontece coisas ruins ao mudar o link. Mesmo se for www.meublog.blogspot.com.br e você mudar para www.novoblog.blogspot.com.br também tá valendo minhas dicas. Mudar link é mudar link.

Então se você pensou em mudar o link do blog e já tem um número bom de visitas, não o faça. E se ainda não entendeu, explico com minha própria experiência:
Eu mudei várias vezes o link do meu blog só por causa do nome. Quando meu blog finalmente começou a receber 600 visitas diárias, decidi mudar o nome. Meu blog era com domínio original de www.theabsolute-danny.blogspot.com.br e eu comprei um domínio e fiz um redirecionamento para www.theabs.com.br. Eu achava muito adolescente esse nome, e pra quem se lembra eu tinha um layout com a Taylor Swift. Totalmente teen pra uma pessoa de quase 30 anos e com assuntos mais sérios que eu tratava por aqui. Resolvi então, amadurecer meu blog começando pelo nome. Ai coloquei www.qquatroestacoes.blogspot.com.br redirecionando para www.quatroestacoes.blog.br. Minhas visitas diárias não passavam de 30 quando fiz isso. Demorou um tempão, meses e meses para eu recuperar tudo e chegar onde estou hoje. Nas buscas do google, o que aparecia em primeiro era o theabs.com.br e quando clicava no link o site não existia. E isso me desanimou muito, quase pensei em parar. E tudo isso por um capricho, porque não comecei com o pé direito e fui na onda da moçada da época.

Hoje, já não uso mais blogspot, mas continuo com o domínio já fazem 3 anos.


Pra quem me acompanha desde o começo meu blog era assim, com outro nome e outro layout, mas os posts e a blogueira continuam o mesmo :)






Por isso meu conselho é: sendo bonito ou não, o nome do seu blog já é a sua marca e o link é uma coisa muito importante, não banalize esta ideia.

Penso, por exemplo, na blogueira super famosa Bruna Vieira com o nome do blog Depois dos quinze. Ela já tem vinte anos e o sucesso do blog dela ela não pode nem pensar em mudar o link do blog, nem com 50 anos. Talvez, sim, fazer um redirecionamento para não perder seus milhões de visitantes diários.

Espero que vocês tenham entendido o que eu quis passar pra vocês. Penso que pode ser de grande ajuda pra não cometer o mesmo erro que eu a uns anos atrás, que hoje, amadurecida, posso compartilhar essa experiência ruim que quase me fez desistir.

xoxo, Danny.