Transtorno Bipolar retratado no filme Mr. Jones - Quatro Estações

Transtorno Bipolar retratado no filme Mr. Jones

11 fevereiro 2015comente

Saiba um pouquinho sobre o que é transtorno bipolar





Transtorno Bipolar


O que é transtorno bipolar (bipolar disorder)?

A frase "a pessoa é de lua"define bem o transtorno bipolar. São variações de humor bem acentuadas, aquelas em que todo mundo percebe a euforia ou o desanimo/tristeza. Ora está feliz em excesso e de repente fica mal humorada ou agressiva. Acarreta prejuízos para o próprio indivíduo e compromete a qualidade dos relacionamentos pessoais e profissional. Esse transtorno causa maiores danos à própria pessoa em si, mas não deixa de afetar os que estão a sua volta, pela vida e humor sempre inconstantes.

O que causa a bipolaridade?

As causas desse distúrbio ainda são pouco conhecidas, mas cientistas concordam que as causas são múltiplas e estão ligadas com fatores genéticos e ambientais. As vezes se notam os primeiros sinais logo na infância ou mesmo na vida adulta. Não se pode negar que as circunstâncias de vida do indivíduo contribuam para que o transtorno apareça. O transtorno bipolar ocorre por um desiquilíbrio químico no cérebro.

Sintomas do transtorno bipolar:

Na euforia: agitação, agressividade,  aumento da energia, irritabilidade, excesso de autoconfiança, aumento na libido, pouco sono, comportamento compulsivo (compras e outros).

Na depressão: alteração de apetite, mau humor, tristeza, pensamentos suicidas, apatia, sentimento de culpa, dificuldade de concentração,ganho ou perda de peso, pessimismo.

Sinais e comportamentos de que uma pessoa pode ser bipolar:

  1. Hipomania: estado de alta energia e que a pessoa se sente exuberante, mas sem perder o seu contato com a realidade.

  2. Coisas inacabadas: uma casa cheia de metas e projetos é uma característica de quem possui o transtorno bipolar.  No entanto, pessoas com o transtorno, aproveitando sua energia podem ser muito produtivos, porém, quando planificam grandes projetos, pouco realistas, nunca terminam e mudam depressa a outra coisa.

  3. Fala apressada: esse sintoma é muito comum do transtorno bipolar. Muita gente é falador por natureza, mas o que caracteriza é que não há comunicação entre duas pessoas, pois somente uma consegue falar, quando a outra tenta começar a falar, imediatamente já é interrompida. Também mudam de um tema para outro, sem que haja conexão entre os assuntos.

  4. Sono irregular: pessoas com o distúrbio frequentemente tem insonia durante a crise depressiva, quando dormem muito e se sentem cansados o tempo todo. Durante a fase eufórica, a inquietação não deixa dormir e apesar de tudo não chegam a sentir cansaço.

  5. Depressão: a primeira impressão é que parece uma depressão normal, mas o que difere é que os medicamentos para depressão não funcionam bem para quem é bipolar, podendo piorar o seu estado e levando a ruptura com a realidade.

  6. Irritabilidade: muitas pessoas se irritam quando tem um mau dia, o que prejudica no diagnóstico do bipolar. O bipolar põe-se extremamente irritável quando está com "mania  mista", ou seja, sintomas de mania e depressão ao mesmo tempo.

  7. Impulsividade: quando estão na fase maníaca, a euforia eleva a auto-estima, sentem-se invencíveis. Os bipolares deixam-se levar sem tomar consciência de seus atos, gastam muito dinheiro em festas, viagens, compras com seu comportamento festivo, tomando decisões que não correspondem ao seu juízo normal.

  8. Abuso de substâncias viciantes: cafeína, drogas e álcool, são os vícios que se torna muito comum em 50% de quem possui o transtorno bipolar. Eles veem nessas substancias uma forma de se animar quando estão depressivos e uma forma de se acalmar quando estão em estado de mania.


Como tratar?

A doença não tem cura. É necessário uma intervenção medicamentosa e terapêutica, para alcançar a estabilidade do humor e controlar as oscilações. Procurar um psiquiatra.


Se há indícios de transtorno bipolar, sem fins diagnósticos, procure um médico.


Daniela Caires, técnica em enfermagem. Referências: DV, ME