8 dicas para "não" desistir do seu blog - Quatro Estações | Amor, Autoconhecimento e Estilo de vida

8 dicas para "não" desistir do seu blog

01 dezembro 2014comente

 Dicas que vão te ajudar a se superar e não desistir daquilo que você gosta




Não, não faça isso? Fazer o quê? Desistir do blog, ué! Não foi por isso que você encontrou este post? Por que quer desistir do seu blog? Tenha calma e me escute, vamos bater um papo.

Ter um blog é fácil, mas são poucos os blogueiros que conseguem mantê-lo. Tudo isso, depende de como você mesmo encara seu blog. A maneira que você encara seu blog, edita seus posts, é a maneira que seus leitores o verão também. Não vou citar aqui as coisas e os motivos que faz um blogueiro simplesmente desistir do seu blog, porque se você está aqui, já sabe o motivo. Alguns nem ao menos se prestam ao favor de informar os leitores que não será mais atualizado (ficar em hiatus), e outros ainda, não deixam nem você ler mais, simplesmente deletam. Milhões de blogueiros passam e passaram por isso, você não é o único.

8 dicas para você manter seu blog


1- Ame o que você faz


Isto quer dizer: escreva sobre o que você entende e se entregue de paixão.Não crie um blog achando que vai ter uma renda fixa com ele e vai ganhar muito dinheiro. Isso acontece só pra algumas pessoas e as vezes é necessário até ter mais de um blog pra isso.

Também não escreva um post sobre algo que você não entende. Se você fizer isso não vai passar de 10 posts no blog e não vai durar 3 meses com ele. Escreva algo que você domine, se não um assunto só, se for vários, não importa. Se você gosta daquilo, vai se sentir motivado a compartilhar o que você sabe e interagir com o quem gosta das mesmas coisas que você. Se você gosta de moda, mas não entende, não quer dizer que você tem que falar daquilo. Blogue com paixão. Se você é bom em dar conselhos amorosos, então faça isso. Se é boa em crochê, então faça isso. Entendeu a mensagem?!

Ter amor no que faz também inclui caprichar. É melhor um post por semana bem feito, do que 5 mal feito. Melhor um vídeo, do que muitos mal gravados e sem conteúdo.

2- Vá com calma


Não é da noite para o dia que as coisas acontecem. Tudo tem o seu tempo. Só os bebês demoram nove meses pra nascer. Já ouviu isso antes?!

Também muito cuidado com o que você posta. Quando você se expõe demais, tudo pode acontecer. Também não é legal criar um blog pra falar somente sobre você. As pessoas querem solução para os seus problemas e se você tiver algo legal pra compartilhar pela sua própria experiência de vida, dê a elas esse pedaço do seu conhecimento. O reconhecimento vem mais lento que uma tartaruga, mas vem. Não crie um blog e coloque muitas expectativas em cima dele, principalmente na parte de ganhar dinheiro com o blog. Crie, comece, divulgue,  espere pra ver como vai ser. Não fique achando que sua renda vai vim do seu blog. É um em um milhão. Por isso, tem que ter amor no que faz. Se vier parcerias e dinheiro, isso será só fruto do seu trabalho, mas antes de dois anos de blog, no mínimo, é bem difícil. As vezes, até mais. As blogueiras que hoje ganham muito dinheiro, começaram por amor, nem sabiam que isso iria se tornar uma profissão. Elas já tem anos e anos de blog, muitos e muitos vídeos.

3- Dedicação e tempo


Ter um blog e mantê-lo exige dedicação e tempo. Isso não quer dizer que você tem que ficar 24 horas por dia no seu blog e mesmo nas redes sociais. Isso gera ansiedade e estresse, não faz bem para saúde. Se organize, entre um dia no blog que você esteja bem produtivo e escreva quantos posts puder e programe para que se publiquem sozinhos. Depois, vá somente respondendo aos comentários e aos e-mails. Ter que ser brilhante o tempo todo cansa. Não se pressione a si mesmo. Se não dá pra postar todos os dias, não poste.

4- Humildade: Dê para receber


Se você quer visitas e comentários, tem que ler e comentar em outros blogs. Mas ler mesmo, não só entrar e se auto-divulgar. Isso é feio, não precisa implorar. Se seu blog for legal e tiver um bom conteúdo, uma boa organização e uma boa interação, vai ter comentários. Visite outros blogs, adicione blogueiros nas suas redes sociais. Crie amizades na blogosfera, não encare os outros blogueiros como concorrentes. Isso faz você ficar com inveja da casa do vizinho e querer só receber. Pode até ser clichê o que vou dizer aqui, mas "generosidade gera generosidade". Também não espere isso de todo mundo, mas faça sua parte. Crie laços e faça amizades, isso não tem preço.

5- Não se importe com a opinião dos outros


Aqui é um ponto crucial que todos detestam. Ligar para a opinião dos outros é a pior coisa que pode acontecer. Aceite as críticas construtivas, tais como: seu vídeo está escuro; tem uma palavra errada no post; e por ai vai. Críticas assim, as construtivas nos ajudam a melhorar e você tem que abraçar isso. Agora, outro tipo de crítica, um xingamento, uma ofensa ou até mesmo um discurso de ódio ou palavras de racismo (já vi isso), você não é obrigado a aceitar. Sempre vai ter gente invejosa e ruim querendo te derrubar. Isso é normal e tem em todos os lugares.

6- Quem tem boca "vai a" Roma


O correto é, só pra constar, QUEM TEM BOCA VAIA ROMA (do verbo vaiar- referência aqui), mas vamos usar aqui o verbo ir mesmo.Não queira que os outros façam as coisas por você. Você tem que buscar informações, ler sobre o que deseja e tentar. Se quer saber como criar um layout, vai atrás. Se quer saber como conseguir parcerias, pesquise mais. O google está ai pra isso, pra nos ajudar nas pesquisas dos melhores artigos. Aqueles que solucionam o nosso problema.

Fale para os amigos, para os parentes que você tem um blog e um canal. A divulgação boca-a-boca ainda é muito bem-vinda e é muito válida. Tem muitas técnicas que ensinam como atrair mais tráfego para o seu blog. Se informe e corra atrás. As coisas não vem sozinhas.

7- Conquiste o seu espaço


Nunca se compare com outros blogueiros. Porque Fulano começou na mesma época que você e está mais famoso, o que ele tem que você não tem? Aqui na blogosfera, cada um tem seu espaço, do seu jeito. Todas as blogueiras famosas, por mais que alguns posts sejam parecidos, principalmente os de moda, mas cada uma conseguiu criar o seu espaço. Se você pensar em não fazer porque já tem um monte que faz, vai desistir antes mesmo de começar. Os leitores podem gostar mais do seu jeito, outros poderão gostar mais do jeito do outro. Cada um explica de um jeito diferente. Então, faça da maneira que você sabe para conquistar o seu espaço.

8- O que vier, é lucro


Se vier dinheiro, se vier parcerias e até fama, você fez por merecer. E se não vier também, mas as visitas aumentaram e você recebe comentários carinhosos (como é o meu caso), já vale muito a pena. Só de saber que estaremos acrescentando algo de bom na vida de meia dúzia de pessoas já é o suficiente.

No começo é sempre aquela animação, aquela ansiedade que depois se torna uma frustração. Não desista do seu blog. Deixe ele lá, dê um tempo e repense. Não vá fazer algo que depois se arrependa. Eu adoro as amizades que fiz através daqui do blog e adoro poder compartilhar algo que gosto e que faz parte da minha vida.

Espero mesmo, que eu tenha feito você mudar de idéia. Não perca o foco, determinação e motivação é o que nos faz seguir em frente. Um grande beijo no coração.