10 passos infalíveis para tirar a fralda - Quatro Estações

10 passos infalíveis para tirar a fralda

26 novembro 2014comente

Meu filho(a) está pronto para tirar a fralda?





Não existe uma idade certa pra tirar a fralda da criança ou do bebê, mas a idade média é entre 1 ano e meio a 3 anos. Nunca compare seu filho(a) a outros, pois cada um tem o seu tempo e sua maturidade. 

Desfraldar a criança é educá-la para fazer suas necessidades em outro lugar, no lugar certo. Os pais ou os responsáveis, são os indicados para ajudar crianças nesta fase. Aqui neste vídeo, eu conto minha experiência e o que deu certo pra minha filha, o que, resumidamente, criei estes passos, baseado em minha experiência e observando outras mães.

Além de esperar o tempo da criança, os pais ou o responsável tem que estar determinado a fazer isso. Não adianta ficar 2 dias sem fralda, molhando as calças e o chão e depois desistir. É um processo, e como todo processo, demora, não é coisa imediata. Paciência, calma e tolerância, seu filho vai conseguir, basta você querer e agir certo na hora certa.


10 passos infalíveis no desfraldamento



  1. perceba se seu filho(a) já sabe dizer algumas palavras e ensine as palavras xixi e cocô;

  2. note se ele fica algum tempo sem molhar a fralda, isso que dizer que ele já está segurando um pouco;

  3. ensine o que é xixi e o que é o cocô, levando-o no banheiro junto com você ou com outra pessoa quando você for usar o banheiro;

  4. comece a jogar o cocô no vaso, mesmo que ele fizer na fralda. Sempre finalize ali. Diga pra dar tchau para o cocô, que ele vai pro rio encontrar com o "peixonauta" ou com outro personagem. E que depois desse cocô, sempre vem outro e outro. Muitas crianças ficam com medo de dar tchau, mas explique que vem outro depois desse;

  5. apresente o pinico e o adaptador a ele;

  6. coloque ele algum tempo sentado no adaptador ou no vaso. Ele vai chorar, mas é na primeira semana;

  7. se tudo estiver ok até este passo, tire a fralda de uma vez, pelo menos no começo, não coloque a fralda pra dormir;

  8. durante a manhã ou outro período que você achar melhor tire a parte de baixo da criança, até ela fazer o xixi ou o cocô no chão mesmo. Ai você aproveita e mostra a ela que ela fez no chão, mas atenção: se agache na altura dela e fale com ela olhando nos olhos, sem gritar e sem chamar atenção, dizendo que está errado ou que é feio. A criança sempre fez na fralda, pra ela isso gera medo e é novidade agora aprender fazer em outro lugar que não seja na fralda;

  9. dê água pra criança e aguarde algum tempo. O tempo certo pra encher a bexiga e dar vontade de ir no banheiro fazer. Coloque ela no vaso, mesmo que ela chore e não a tire de lá até ela fazer. Seja firme.

  10. Tenha paciência. Mais que a ensinar a criança, os pais ou os responsáveis tem que estar preparados e determinados em tirar a fralda. Se nada der certo, não tenha medo de voltar atrás. Mas, isso leva um tempo, geralmente, em uma semana seu filho(a) estará pedindo pra ir no banheiro fazer xixi ou o cocô.



Para tirar a fralda noturna


Quando seu filho(a) começar a acordar com a fralda seca ou te acordar no meio da noite dizendo que quer ir ao banheiro, esta é a hora. Significa que ele está conseguindo segurar a urina e que não precisa mais de fralda durante a noite.

Eu usava a fralda da pampers, tanto diurna quanto noturna, eu sempre achei que era a melhor fralda uma das mais baratas. Mas cada criança e cada mãe se adapta a uma. E sim, tirar a fralda do filho e uma das partes difíceis de educar os filhos.


Tirar a fralda somente durante o dia? Quando tirar a noite?


Eu recomendo, principalmente no começo, tirar de uma vez. Eu assisti um vídeo da Cris Poli, a supernanny brasileira em que ela fala isso e concordo plenamente. Eu consegui na terceira tentativa. Eu não estava preparada e nem ela. E quando tirei, logo depois da primeira semana em que ela já estava pedindo pra ir ao banheiro, coloquei a fralda a noite, pois ela as vezes urinava e dormindo. 

Segui as recomendações da minha mãe e coloquei a fralda durante a noite e retirava logo pela manhã. Não deu certo. Ela começou a fazer na fralda novamente e demorou algumas idas ao banheiro pra se acostumar de novo com o vaso. É como a supernanny disse, confunde mesmo retirar só durante o dia e não a noite.

Decidi escrever este artigo baseada me minha experiência, pois tudo o que li e assisti na internet não deu certo. Acho que papo de mãe pra mãe é o que resolve. E só pra constar: usei adaptador no vaso, preferi não usar o pinico.

Espero que estas dicas ajudem vocês!