[Dica de Filme] O livro de Eli - Quatro Estações | Amor, Autoconhecimento e Estilo de vida

[Dica de Filme] O livro de Eli

03 outubro 2014comente

O mundo no pós-apocalipse

Foto Sony Pictures
Então vamos combinar uma coisinha aqui... toda sexta-feira vai ter dica de filme aqui no blog. Quando o filme for muito, mas muito bom mesmo, tipo classificação 5/5, o post será exclusivo somente pra ele, assim como é o filme que vim indicar hoje.

O livro de Eli é e não é religioso. Na verdade não fala de religião nenhuma, o filme todo gira em torno da Bíblia Sagrada. Então pode ser chamado de um filme bíblico, apesar de não ser nenhuma história da bíblia. Deu pra entender?! 

Título: The book of Eli
Traduzido: O livro de Eli
Gênero: ação, aventura, drama, faroeste
Lançamento: 2010
Duração: 1h e 58 min
Direção: Albert e Allen Hughes

Eli (Denzel Washington) é um homem solitário que já está caminhando feito um andarilho para o oeste há 30 anos, após uma devastação que o sol causou matando pessoas, plantas e tudo o que estava na face da terra, exceto os que se esconderam e conseguiram sobreviver.

Após essa destruição pós-apocalíptica, a humanidade vive espalhada por aí... alguns construíram pequenas comunidades, outros estão como andarilhos e já outros, vivem como ladrões de estrada para roubar os objetos que as pessoas carregam para depois, poderem trocar por água ou outra coisa que queiram comprar. Por causa do cataclismo, tudo funciona a base de troca, como antigamente.

E se não bastasse os assaltos, a luta pela sobrevivência é grande, tanto pela falta de água quanto pela falta de comida. Eli carrega consigo algo de valor inestimável, que protege com sua própria vida: o último exemplar de um livro que infalivelmente lê todos os dias.

Em um mundo que é praticamente terra de ninguém, existe uma pessoa que quer encontrar a bíblia: Carnegie (Gary Oldman). Ele criou uma comunidade ao redor de si, vive rodeado de capangas, e fornece-lhes água e comida. Carnegie já possui o poder, mas ele é ambicioso e quer expandir seu domínio, porque segundo ele, a Bíblia é uma arma capaz de dominar a mente dos fracos e dos oprimidos, já que a maioria do povo não tem conhecimento da palavra de Deus.

Ao mesmo tempo, Solara (Mila Kunis) - filha da companheira de Carnegie - fica fascinada com a chegada de Eli pelo fato de ele poder lhe mostrar o que há além dos domínios que já conhece. Carnegie, por sua vez, está disposto a impedir o destino de Eli, recuperar Solara e conseguir o objeto valioso que Eli carrega.

Interessou? Bora ver o trailer:


Agora, querido leitor, um spoiler: ele não é cego #prontofalei ... repare bem... todos usam óculos escuros por conta dos raios solares fortes que podem danificar a visão. Todo mundo se confunde, porque quando ele abre a bíblia... tcharam... segredo... mas daí todo mundo acha que ele é cego só por esse detalhe, o que não é verdade e na minha humilde opinião, foi só uma jogada dos roteiristas para confundir o telespectador de propósito. Porque, se durante o filme, você observar bem, não é e por vários motivos.

Excelente filme, muito bom mesmo... e olha que eu só gosto de romance ou comédia romântica, então, pra eu ter vindo aqui indicar, é porque vale mesmo a pena assistir.

Alguém já viu?