Rocambole de Chocolate - Quatro Estações | Amor, Autoconhecimento e Estilo de vida

Rocambole de Chocolate

28 fevereiro 2014comente


  O desafio de hoje: fazer um rocambole que tanto meu marido vem me pedindo. Claro que é mais prático comprar um pronto, mas cedi a petição dele e fui me aventurar a fazer um. É bem complicado, tem que prestar muita atenção para fazer certinho. Vamos a receita?

Ingredientes:

  • 4 ovos

  • 1 xícara (chá) rasa de açúcar

  • 3 colheres (chá) de açúcar vanile (opcional)

  • 1 xícara (chá) rasa de farinha de trigo

  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó solúvel

  • 1 colher (chá) de fermento em pó

  • 200 gr de creme de chantilly

Preparo do chantily: pra cada 50gr (1 pacotinho), mistura 100 ml de leite. Neste caso então, usei 4 pacotinhos (50gr cada um) e 400 ml de leite. Bater por aproximadamente 4 minutos. Conservar em geladeira até por 2 dias.

Preparo do rocambole: Bata as gemas com 4 colheres (sopa) de água. Acrescente o açúcar aos poucos (misturado com o vanile)  e bata até obter uma massa cremosa. Bata as claras em neve e depois coloque esse suspiro sobre o creme de gemas. Em seguida, peneire por cima a farinha misturada com o chocolate e o fermento e misture levemente devagar. Forre uma assadeira retangular (27 cm x 37 cm) com papel impermeável untado e despeje a massa.

Asse em forno quente (200°C) por aproximadamente 15 minutos. Desenforme ainda quente sobre um guardanapo úmido e retire o papel. Espalhe o açúcar de confeiteiro e vá enrolando o rocambole com a ajuda do pano. Quando esfriar, desenrole-o, espalhe o chantilly, enrole-o novamente. polvilhe com açúcar.



Pra ficar mais fácil esse modo de preparo, veja as fotos do passo-a-passo:





















Depois de cortado, ficou com a aparência bem melhor do que nesta foto... eu devia ter cortado para ficar mais bonitinho na foto, mas agora já foi hehe...



Uma piadinha com a foto de cima... quando você está naquela expectativa e, de repente, se depara com a realidade!!!



Bom meninas, essa foi a minha aventura na cozinha, de muitas que virão este ano. Quero sair da rotina de bife e bolo e experimentar coisas novas!!!