Por que quando sinto medo ou ansiedade, tenho dores na barriga? - Quatro Estações | Amor, Autoconhecimento e Estilo de vida

Por que quando sinto medo ou ansiedade, tenho dores na barriga?

08 abril 2013comente

Muitas vezes, quando surge em nossa vida certas situações em que ficamos com medo ou com ansiedade, sentimos dores na barriga, que nos trazem muito desconforto, constrangimento e atrasos nos compromissos. E pesquisando para saber o porque isso acontece, acabei encontrando uma resposta para o tal exatamente esta mesma pergunta.

Por que quando sinto medo ou ansiedade, tenho dores na barriga?

Segundo o gastroenterologista do Hospital Adventista Silvestre (RJ) Ivan Stabnov,  quando sentimos medo, o sistema nervoso parassimpático, que se localiza no tronco cerebral, leva essa sensação diretamente para a barriga, através de um nervo chamado vago. O corpo humano é formado por nervos que fazem uma ponte direta entre o cérebro e outras partes do organismo. Esse nervo em si, aumenta a velocidade de produção de secreções e enzimas do intestino e do estômago. É por isso que o estômago desanda e pode ocorrer a diarréia em situações de medo ou de nervosismo e ansiedade.

Bem esclarecedor, não acham?!