Roséola Infantil - Quatro Estações

Roséola Infantil

31 março 2013comente

Foto: Google Imagens
Muitas mamães ainda não sabem ou nunca ouviram falar sobre roséola e logo se confundem com rubéola assim que se pronuncia o nome da doença.

É uma doença comum em bebês com idade abaixo de 2 anos e é totalmente benigna (sem coceira na pele e erupções sem bolhas - como na catapora). Se inicia com picos de febre alta e após cessar a febre surge pequenas manchas pelo corpo do bebê.



Conheça um pouco mais sobre a Roséola

Sintomas:

  • febre alta (acima de 38°C) que pode durar de 3 a 5 dias;
  • após esse período de febre, surge na pele do bebê pequenas manchas rosadas ou vermelhas que desaparecem depois de 3 a 4 dias.

Causas e Transmissão:

Não possui causa específica, mas pode ser transmitida através da saliva pelo vírus do herpes humano tipo 6 (HVH-6) e 7 (HVH-7) e quando a erupção de pele ainda não apareceu. O período de incubação vai de 5 a 15 dias.


Tratamento e Cuidados

Tratamento é apenas sintomático (controle da febre), visando o conforto da criança e uma eventual convulsão. Como precaução, procure sempre o médico. 


Dicas: o pediatra da minha filha disse que Paracetamol(Tylenol) não resolve para febre alta, nesses casos é recomendado Dipirona. Eu estava dando Paracetamol e banho morno para ajudar a baixar a febre, mas a cada 4 horas já estava alta novamente. Depois que comecei a tratar com Dipirona a febre baixou bem e por várias horas seguidas.



Ela ficou como nas fotos abaixo, nada muito assustador e as manchinhas pareciam mais uma alergia, observe:









A aspirina não é administrada a crianças, pois ela aumenta o risco de síndrome de Reye.

NOTA: este post não substitui uma consulta médica. 

VAMOS INTERAGIR? 
PARTICIPE DEIXANDO SEU COMENTÁRIO. 

Deixe sua opinião, compartilhe sua experiência, faça perguntas ou sugestões. 

A sua participação é muito importante!!!