Como preparar um peixe simples, fácil e saboroso - Quatro Estações

Como preparar um peixe simples, fácil e saboroso

27 março 2013comente
Foto:  Danny Carey


Em comemoração a sexta-feira Santa, muitos religiosos, geralmente os católicos, vão comer peixe e cá entre nós, tem pratos muito difíceis de preparar e que o resultado as vezes pode não sair muito bom. 







Passo-a-passo:

Um prato simples, fácil e muito prático é o tradicional peixe frito. Particularmente, eu adoro o cação, pois é bem carnudo, saboroso e não tem espinhos, a não ser por esse miolo (cartilagem) como na figura ao lado.  

No preparo, eu retiro o miolo e essas partes mais escuras nas bordas, porque tem gosto amargo.
Ingredientes: cação, limão, sal, tempero (opcional-sazon), farinha de trigo e óleo para fritar.


Preparo: corte o cação em cubos, retirando o miolo e as partes escuras, se quiser(FIGURA 1). Tempere com os ingredientes e deixe de molho para pegar gosto, no mínimo 30 minutos(FIGURA 5). 

Em um prato, coloque a farinha de trigo (FIGURA 6), passe o peixe para empanar (FIGURA 7). Em uma panela, coloque óleo em quantidade para cobrir o peixe, espere o óleo ficar bem quente e coloque os cubinhos de peixe empanado (FIGURA 8).


Espere dourar bem(FIGURA 9), retire e escorra em papel absorvente(FIGURA 10).

E está pronto!

O segredo para deixar este prato bom, é deixar o peixe mergulhado no limão, por isso, coloque bastante limão e se deixar de um dia para o outro fica melhor ainda.

Sirva como acompanhamento salada de alface ou agrião, arroz e batata palha. Super aprovado pelo pessoal aqui de casa, além de muito prático. Espero que gostem!