O que é a moda? - Quatro Estações

O que é a moda?

07 novembro 2012comente


O que é a moda, afinal? 

Segundo o site Wikipédia, Moda é a tendência de consumo da atualidade. Será?
Veja bem, quando as novelas lançam moda de algo, como os tais pingentes da novela Avenida Brasil ou os sutiãs aparecendo como da Norminha da novela Caminho das Índias, por exemplo, todo mundo sai usando e este tipo de comportamento se estende por muito tempo e pega geral. Já as roupas que saem nas passarelas do mundo todo, só saem mesmo é nas passarelas...levando em consideração que os looks compostos pelas modelos é mais para divulgar cores e tecidos, não a roupa em si.

Abaixo, alguns exemplos de roupas que você jamais usaria:








As cores e os tons realmente estão na moda, mas você já viu algumas dessas roupas nas lojas? A resposta é não!


Agora, um outro exemplo com essas roupas, mas fora da passarela:

Por que a cantora Paula Fernandes recebe tantas críticas em relação aos seus looks? Esta extravagância da cantora é a mesma em relação aos looks das passarelas, aqueles que ninguém tem coragem de usar...

Esses abaixo, são chamados de "acertos", pois é o que a maioria usa e é fácil de ser encontrado em lojas de grifes.







Estilos que o "povão" realmente segue:

 
   Fotos: TV Globo/ Divulgação

Algumas definições interessantes de estilos, segundo Retalho de Estilo:



Estar na moda: é seguir o comportamento de uma época, não é, portanto, uma tarefa tão difícil assim. Lembrando que “moda é a forma como se vestem um grande número de pessoas, em uma determinada época”.
Estar na tendência de moda: é captar o que ainda está por vir e que ainda não caiu no gosto popular. Muitos tentam, mas poucos conseguem ter a sensibilidade para estar nessa categoria. “A confusão ‘estar na moda‘ e ‘estar na tendência de moda‘ é muito comum e aparece, de um lado, nos que julgam “fora de moda” os que não estão vestidos com a tendência de moda e, de outro, dos que se julgam não usuários de moda por não irem atrás da última tendência de moda”.
Estilo próprio: é o jeito como cada um se veste, algo que o destaca da multidão. Portanto, quem tem um estilo próprio bem definido pode ou não seguir tendências (creio que, em geral, são duas coisas opostas).
E para você, o que é a moda? 

Eu só uso algo se realmente combinar comigo e com meu estilo do momento. Geralmente, não gosto de chamar muita atenção, então, gosto é gosto, né?!